Pages

domingo, 4 de abril de 2010

Será que terei um emprego?

A lei de cotas para deficientes físicos passou a vigorar em 1991, porém só em 2000 iniciou-se a fiscalização (nem precisa dizer o que aconteceu ou melhor,o que não aconteceu nesse período). A cota funciona assim: empresas até 200 funcionários - 2% deficientes, de 201 a 500 - 3%, 501 a 1.000 - 4% e de 1.001 em diante - 5%. O sistema de cotas possu um aspecto interessante: A empresa somente pode dispensar um empregado inserido no sistema de cotas se ocorrer a contratação de um substituto em condições semelhantes. Porém, muitas empresas tem dificuldade em contratar profissionais especializados com deficiência ou até mesmo com o mínimo de preparação para as vagas disponíveis. Algumas empresas usam a dificuldade de encontrar esses profissionais como argumento para não seguir a lei. Pura pilantragem!
Existem alguns deficientes que não conseguem empregos dignos por falta de capacitação profissional. A maioria destes, enfrentam obstáculos diariamente como preconceito, dificuldade de acesso pelo transporte público ou via pública, impedindo que se especializem e se preparem para o mercado de trabalho.
Bom, no que se refere ao meu caso, estou no último semestre de Medicina Veterinária. Se permitirem que eu me forme (depois explico detalhadamente a vocês), serei lançado aos leões. E ai? Dá um frio na barriga, ate porque, sou a única deficiente (se tiverem mais, por favor apareçam). Será que as clinicas vão me receber, acreditar no meu trabalho e me contratarem? Quer saber, eu sou uma quase profissional em rápido crescimento, quem não me quiser vai perder uma excelente veterinária :DDD
Beijos protéticos!

2 comentários:

  1. Olá cheguei por aqui no teu blog, pelo blog do Alê.Vou divulgar você lá no meu favoritos.Até pq somos quase vizinhas..rs...To morando em Hellcife(Recife) atualmente.
    Quanto a questão trabalho,eu vejo que algumas empresas "fingem" respeitar a lei e até anunciam vagas pra portadores de deficiência,mas não dão nenhuma condição apropriada de trabalho.A falta de acessibilidade nas próprias empresas torna quase impossível manter um funcionário com deficiência.Lastimável!

    ResponderExcluir
  2. Além de usarem a frase "não tem profissional", ainda tem essa da acessibilidade. Como trabalhar se não te dão formas de faze-lo. É decepcionante!

    ResponderExcluir