Pages

sábado, 3 de julho de 2010

Pra que serve um abrigo?

Há cerca de um mês, acompanho a estória de um cachorro muito esperto e dócil. Ele tem 3 a 4 anos e era usado em rinhas, aquelas brigas rídiculas, proporcionadas por dono acéfalos. O animal ficou doente e foi descartado. Foi recolhido por uma abrigo ,até então bem conceituado, posteriormente foi para um lar provisório. Medicaram o animal sem orientação de um veterinário e o mesmo continuou a sentir fortes dores. Como não sabiam mais o que fazer e dar, levaram a UHV. O campeão (nome dado pela protetora) estava com osteossarcoma (câncer no osso) na pata anterior esquerda.


Esse é o campeão e a radiografia que comprova a doença. Observar "falhas" no osso, também chamado de explosão óssea. Bem, o único tratamento eficaz seria a amputação e posterior quimioterapia. A princípio ,os donos temporários quiseram eutanasiar o animal pois não o queriam sem uma pata, achavam que ele não teria como se virar, além de esteticamente ser "dificil" para o dono ter um bichinho amputado. Eles tem verdadeira repulsão a animais "deficientes". Repassamos todas as informações, valores e conversamos muito com todos. Ao levar as informações ao abrigo, a responsável e fundadora berrou: Você nem traga um animal sem pata para cá! Quem vai querer? Me veio a dúvida, abrigo é pra animal abandonado, que está sofrendo, doente ou somente para animais perfeitos, que vão ser adotados? Segundo o trabalho que eles desenvolvem por lá é pra todos, inclusive existem cães "perfeitinhos" que estão há anos lá e nunca foram adotados. Graças a Deus, a protetora temporária se apegou tanto ao cachorro que resolveu adota-lo. Ele passou pela cirugia, retirou a pata e no mesmo dia já levantou. Virou-se direitinho! A moça, agora proprietária e responsável, ligou muito feliz. É como sempre dizemos, o problema nunca é o bicho, é sempre o dono!
Infelizmente, poucos dias depois foi descoberto uma metástase no cérebro. O Campeão perdeu os movimento gradativamente e hoje move somente os olhos. A proprietária continua a trata-lo, dando-o,  medicamentos, uma boa qualidade de vida, além de uma família, coisa que ele não conhecia. Não é o fim que desejávamos, mas tenho certeza que a Bárbara irá segurar sua pata até o fim.

3 comentários:

  1. Olha é cada uma, que da vontade de expor estes hipócritas, mostrar suas caras verdadeiras. Alias vc pode mandar-me por email, informações completa deste abrigo? obrigado

    ResponderExcluir
  2. Estou vivênciando na pele o preconceito que os abrigos tem com os animais!!! Inclusive os abrigos pagos... Dia 24/12 encontrei um animal com um buraco enorme na cabeça cheio de miíases! Chamei a remoção e levei ao veterinário ficou até a data de hj! Estou tentando arumar um dono, mas encontro dificuldade pois as pessoas só se interessam por animais de raça. Será q um lindo vira lata não tem direito a um lar? Os abrigos não querem pelo simples fato de ter que cuidar da ferida... Cheguei a conclusão que nós seres humanos temos q aprender muito com os biachanos

    ResponderExcluir
  3. Bárbara, sem a conhecer pessoalmente, já a admiro!
    A sua atitude é simplesmente de AMOR, algo que a maioria das pessoas não coloca á frente de todas as outras decisões. Tenho a certeza que o Campeao vai descansar(quando chegar a sua hora) para sempre muito mais em paz se estiver com quem ele sempre viu a trata-lo e a ama-lo...Parabéns pela sua essencia de luz!

    ResponderExcluir