Pages

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Vocês já se sentiram assim?

Ontem tava meio assim assim, fui para o meu esconderijo secreto (mas que todo mundo conheçe) Beira Mar. Calçadão, aquelo monte de gente corendo,andando, crianças no trenzinho. E o mar, que mar! Sentei pertinho da areia e senti a brisa que acarinhava meu rosto. Depois fiquei observando uma embarcação toda iluminada, encantava os olhos e o coração. Já deu uma energizada. Daí fui comer e fiquei observando esportistas em geral.Me deu uma vontade louca de andar de bicicleta, na realidade não precisava nem andar, só sentir que um dia poderia. Essa vai ficar pra próxima. Assim como tenho vontade de muitas coisas que fazia. As vezes se der um jeitinho ate dar pra entrar numa cachoeira na serra, uma tirolesa básica (essa eu fiz escondida da mnha mãe), O problemas são os amigos também, eles acham que tudo vai me ofender. Já faz 4 anos que estou com esta prótese, quando vão se acostumar?Eu tenho se "Mancol'. Sei o que posso ou não fazer, pode parecer ,mas eu não sou doidinha. Quando vão pra algum lugar desconfortavel pra mim, tiram ate no palitinho pra ver quem vai dizer. E tem todas as justificativas rídiculas e infantis. Isso me deixa P... Essa situação sim me ofende. Sou direta e gosto de pessoas que não enrolam muito. Não deu fica pra próxima!Isso pra mim é tão de boa, e todos sabem disso!Não entendo mesmo .Já aconteceu com vocês?Sentiram saudades de algo que passou e provavelmente não volte mais?

                                                          
    Beijos protéticos :*****
                                       

quarta-feira, 28 de abril de 2010

FINALMENTE!!!!

Faz tempo hein? Muitos compromissos ou melhor gastei muito tempo na mesma coisa. Bom, pra inicio de conversa o PC quebrou. Lá vai dor de cabeça e dinheiro, mas ele resolveu que iria funcionar mais um pouco.
Depois de muito quebrar a cabeça, o oficial de justiça liberou a liminar e já estou matriculada. Tem gente (EU) se formando no meio do ano em veterinária. Iuuuuuuuuuuupiiiiiiiiiiiiiiiiiii  :DDD Como é de praxe levar umas 2 quedas por semana, hoje foi a primeira. Tava indo pra lanchonete na UECE e nada lá é plano, quando cheguei proximo me dei conta que o muro de Berlim (paralelepípedo altão) foi reconstruido em Fortal. A linda resolveu encarar, ficou com uma perna de um lado e a outra do outro. Quem viu a outra passar? MICO!Achando pouco, resolvi tentar novamente e "Pluft", me machuquei ,só estou dolorida e muito machucados. Esqueci o detalhe:Estava de vestido totalmente verão,ainda bem que não curto daqueles que mostram o útero Comprei a minha cadeira de rodas ultra-mega-linda, pequena, leve, como eu digo Barbie. Já fiz vários 360º na loja. Ah!Como sou metida e cliente, experimentei uma elétrica/motorizada (algo desse tipo) perfeita.É bem engraçado mexer a primeira vez. Mexi em tudo nessa loja :D Gente, agora é sério! Segunda começa o internato, vou postar o que der, mas queria que vocês torcessem muito por mim. Vou precisar da força de vocês pra conseguir. Não posso esquecer: Gizzz minha linda obrigada por tudo. Você é a CARA!

                  Meu super-mega-sonho. Vou correr atras de você!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

SOCORRO! Não me arraste...

Nas minhas andanças pela cidade de Fortal, vejo umas cenas que até Deus dúvida. Parada na faixa de pedestre tinha uma deficiente visual, normalmente, pergunta se ele precisa de ajuda e ele te dá a dica ou diz que não precisa. Gente, teve um homem que pegou no braço do rapaz, e saiu arrastando.Quando chegou do outro lado fiquei procurando o braço, apertando desse jeito, só pode ter necrosado e caiu.Outa vez foi uma moça na cadeira, a moça cismou que deveria empurrar a cadeira pra ajudar a "pobre" deficiente. E a moça disse: Não, muito obrigada. A que queria ajudar ficou ofendidissima e começou a soltar aqueles adjetivos pejorativos de deficiente. A minha foi triste gente... Estava na faixa de pedestre e o moço peguntou se queria ajuda. Eu disse não obrigada, com a cara mais doce que tinha. Mas não adiantou muito, ele pegou a minha bengala e saiu me arrastanto. Na metade do caminho "Pluft", cai de cara. E o pior, ele ficou levanta, mas eu preciso da minha bengala, que essa altura, não sei onde estava. O sinal abriu (eu ainda não tinha força no tronco) e fiquei lá. E os carros Bi Bi Bi. Eu pensei: Já que eu vou morrer, vou ficar deitada (nao sei qual a lógica disse). Uns cinco minutos depois, uns meninos que saiam de uma escola em frente me ajudaram. Se não fosse eles, ainda tava la "estatelada". Não posso esquecer dessa, tenho um amigo/irmão chamado Emanuel. Estavamos a um tempo sem nos ver e combinamos de almoçar juntos. Descemos do carro e fomos atravessar rua. Ele morrendo de medo que eu caisse, enrolou todo o braço direito dele, no meu esquerdo. Foi cômico!Maneul, tu quer me derrubar? Não eu quero te proteger (Owww coisa fofa). Pois deixa, eu te ensinar. E olha que ele aprendeu direitinho. Hoje, ele já sabe me conduzir.
Pessoal, ao querer ajudar alguem pergunte se ela precisa. As vezes, é mais fácil fazermor certas coisas sozinhas (já temos a manha dos nossos "companheiros"). E se precisarmos, deixe-nos orientar, é uma forma de nos proteger e a vocês também!
                                          
                                     

terça-feira, 20 de abril de 2010

Primeira Jangada Acessível :DDD

 A primeira jangada acessível do Brasil, desenvolvida em Maceió, leva passageiros com pouca mobilidade as mais belas praias e piscinas naturais de Maceió. A jangada suporta até seis pessoas, sendo dois cadeirantes. Obsevou-se a dificuldade do cadeirante na areia fofa (pra chegar a embarcação e a própria praia). Foram feitas adaptações com rampas até a jangada. As rampas são feitas de bambu.Uma passeio as piscinas naturais, na embarcação acessivel, dura 2 horas e sai R$ 20,00 por pessoa, mais R$ 10,00 o aluguel da máscara.
Quem mora no litoral é quase uma obrigação fazer um passeio desses. Não na acesível, mas nas dos pescadores. Eu já fui e posso ser sincera, detestei. É um balança de lá, balança de cá. Tem horas que você tem certeza que vai virar. Me apavorei e me agarrei com o mastro, fechei o olho e não quis mais saber. Até que deu uma acalmada. Olhei pro lados e não vi a  praia e todo mundo nadando. Detalhe: eu não sei nadar. Me deu um pânico e eu só lembrava do filme o naufrago. Minha vida é ligada a filmes e trilhas sonoras, cada acontecimento leva a um. Quando estavamos voltando, fiquei mareada, mas deu pra aguentar. Quando chegamos a praia, ALIVIO! Mas cada um tem uma reação, né! Tentem e depois me contem :DDD

                         

domingo, 18 de abril de 2010

Felicidade na terrinha :DDD

Até que enfim, perceberam que existem deficientes em Fortaleza. Hoje, dando uma fuçada no jornal vi/li TAXI ACESSIVEL EM FORTALEZA. Eu pensei que tinha lido errada a notícia, então voltei. Era verdade, podem acreditar. O serviço foi oferecido, a partir do dia, 10/04/2010 visando atender cadeirantes, idosos e pessoas com  mobilidade reduzida. O veiculo dispõe de elevador, a pessoa é transportada pra dentro do veículo em sua própria cadeira e não requer nenhum esforço da mesma. A tarifa cobrada é a mesma de um taxi comum (pensei que fosse o triplo). Pode parecer besteira, mas já é um passinho e por ser na minha terra, é melhor ainda. As condições são bem mais precárias do que as do sul, sudeste. A gente merece!!!

sábado, 17 de abril de 2010

Minha nada mole vida :DDD

Oie pessoal!Estou de volta, não vou dizer que estou feliz da vida, mas como o próprio nome do blog diz ADAPTE-SE,  é isso que estou fazendo. Gostaria de agradecer muito a todos pelo apoio, vocês que eu conheço a pouco me deram colo e carinho. Isso foi o empurrão pra eu acordar. Valeu meus amigos!Agora deixa o que aconteceu na quinta. Acordei emburrada e fui pra psicóloga. Chegando lá, na sala de espera, uma mulher de uns 40 anos fica me observando. Não se contendo de curiosidade, ela pergunta: O que foi isso (apontando pra minha perna/cicatriz gigante e eu estava com bengala). Fui taxativa: câncer (normalmente, quando eu digo isso, as pessoas mucham, querem se esconder) pra mulher não ficar me enchendo. Dai ela perguntou da bengala. Eu expliquei porque e ela solta a seguinte frase: Mulher, então tu é deficiente? Acenei com a cabeça. Menina que legal ser deficiente ta na moda! Ela me olhou novamente e disse: Mas você só tá meio na moda, já que a outra perna ta bem. Isso pra quem já tava atacada no dia... Eu queria soltar os cachorros, soltar o verbo, mas pra ignorancia o tratamento é informação. Mas como não sou nem um pouco santa, dei uma alfinetadinha. Examinei a mulher de cima a baixo, dissecando cada milimetro da dita cuja, ai soltei: A senhora tá mal, muito mal... Ela olhou logo pra roupa. Se eu to meio fora de moda, a senhora ta o que? Ela levantou e saiu.  Por isso que eu critico a novela, tudo bem ter a Luciana e tal, mas porque não colocar alguem mais próximo da realidade.Não é todo cadeirante que vive naquela situação mesmo!Mudando de assunto, nós poderiamos fazer tipo um top 10 das piores ou melhores "considerações" que já fizeram a nosso respeito. Essa da mulher que contei, concorreria! Muito obrigado novamente!

Beijos protéticos :*****

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Desculpem!!!

Gente, SEMPRE serei muito sincera com vocês. Por razões de ordem médica, problemas associados e o falecimento de um ente querido, não tenho condições nenhuma de postar. Não consigo pensar ,tudo ainda está muito misturado. Mas o ADAPTE-SE vai voltar lindo. forte, charmoso e com muitas informações bacanas. E não vai demorar, assim como a fênix, eu renasceirei das cinzas e bem melhor do que era. Fiquem em paz!

Beijos protèticos :***

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Olhos Biônicos - Deficientes podem voltar a enxergar!

A esperança de milhões de deficientes visuais passa pela nova tecnologia.Uma nova tecnologia promete trazer de volta a esperança de enxergar novamente para pessoas com deficiências visuais muito graves. O dispositivo permitirá que pessoas afetadas por degeneração da retina, uma das maiores causas da cegueira,voltam a enxergar.O projeto está sendo desenvolvido por um instituto de pesquisas científicas Nano Retina, em Israel.Trata-se de uma membrana que é conectada ao cérebro através do nervo ótico. A nova tecnologia se baseia na capacidade adquirida do cérebro de processar dados visuais.É uma espécie de "olho biônico" que, ao ser implantado, proporcionará uma visão em preto em branco com um a resolução de 1.300 pixels na primeira geração de chips e 5 mil pixels na segunda geração. A bateria do olho biônico é recarregado sem fio, através de um minilaser acoplado a um par de óculos.A empresa espera colocar o produto no mercado em cinco anos.

                      Como funciona - passo a passo

terça-feira, 13 de abril de 2010

Os 10 melhores beijos de todos os tempos!

Quando não está muito ocupado criando fofocas sobre celebridades, o tablóide inglês The Sun tem umas idéias legais. Como essa lista, com melhores 10 beijos de todos os tempos. É claro, é uma lista bem pop, com predominio de beijos recentes. Mas ainda asssim tem boas escolhas, inclusive o primeiro lugar que é excepcional!

10. Stars Wars: O império contra-ataca (1980) - Carrie Fisher e Harrison Ford
9. Show de vizinha - Elisha Cuthbert e Emile Hirsh
8. E o vento levou - Clark Gable e Vivien Leigh
7. Bonequinha de luxo - Audrey Hepburn e George Peppard
6 .Romeu e Julieta - Leonardo DiCaprio e Claire Daines (Amooooooo)
5. Nunca fui beijada - Drew Barrymore e Michael Vartan
4. Titanic - Leonardo DiCaprio e Kate Winslet
3. Friends - Jennifer Aniston e David Schwimmer
2. Homem Aranha - Tobey Maguire e Kirsten Dunst (Amooooooo)
1. Diário de uma paixão - Ryan Gosling e Rachel McAdams (Amoooooooo)
    
                                 
Ah!o meu vai ficar pra próxima, mas vencerá todos esses... Hummmmm... Imaginem :DDDDD

LIVRO A TODA VELOCIDADE - GISELLE MORAES - PARTE 1

Em entrevista ao blog ADAPTE-SE, Giselle Moraes conta-nos sobre sua vida, infância, ideais, mas principalmente sobre sua arte - a escrita. A jovem Giz (para os intimos e eu posso) nasceu em Porto Trombeta, Pará. Viajou com os pais, de carro, por todo o território nacional, onde passou a observar as disparidades sociais. Talvez daí, tenha nascido a grande preocupação pelos problemas que afligem a sociedade. Escritora registrada a dois anos e futura fisioterapeuta. Amante de música, livros e mentes brilhantes.

1. Como e quais foram seus primeiros passos no mundo literário?
Comecei a escrever desde menina. Tinha insônia e depois de muito tentar dormir, resolvi fazer algo útil com meu tempo.Comecei, então, a fazer meus escritos.Aos 26 anos, escrevia num site de poesias chamado recanto das letras e fui convidada a participar de um projeto literário. Em 2009, lancei o Acredite-um manual para viver melhor, que conta um pouco das minhs histórias.
                                          
                                                            Lançamento do livro Acredite
2. Você escreveu dois livros em conjunto. Quais e quem eram seus parceiros?
Reflexões para viver bem e o Projeto Antologia Delicatta IV. Foram mais de cem autores do Brasil e Portugal
                                        

3. O bulling Nerd, CDF dados pelos seus colegas de escola, o problema de visão peculiar (convergência de lentes) e o trauma dos cadernos de caligrafia não te afastaram da escola, nem da escrita. Como você explicaria isso?
A minha única opção era fazer a escolha certa. Caso eu parasse de estudar, não ficaria mais bonita ou aceita.Os livros e as palavras tornaram-se meus melhores companheiros. Quando lia, podia viajar, estar onde quiser.

4. Prosa ou poesia?
Poesia. Gosto de ritmo, da brincadeira com as palavras. Gosto que a pessoa se identifique e quase sinta o gosto do que escrevo.Minha poetisa favorita é Clareice Lispector

5. Seu blog é uma forma de militância ou informação?
Não sou fã de rótulos. Talvez um pouco das duas coisas. Mas como fui militante do movimento estudantil, não gosto da conotação  que a palavra "militante" ganhou com o passar dos anos. Eu diria ser informação de forma engajada. Esse é meu blog  http://fisioativa.blogspot.com

LIVRO A TODA VELOCIDADE - GISELLE MORAES - PARTE 2

6. O que você pode nos adiantar sobre seu próximo livro?
É um projeto que tem por objetivo chamar atenção para a questão da acessibilidade e informar cadeirantes e "andantes" sobre essa temática. Utilizarei a informação para quebrar mitos, reduzir o preconceito e contribuir para uma sociedade mais inclusiva. Vale salientar que a escritora (andante) passará trinta dias como cadeirante - forma peculiar e corajosa de obter informações mais próximas da realidade.Uma espécie de laboratório, onde a mesma é a "cobaia".

7. Numa sociedade individualista, porque você "andante" preocupa-se com a questão da inclusão e acessibilidade? 
Sociedade e Individualista não parace contraditório?Eu me preocupo pois fui ensinada a ser assim desde criança.Meus pais me ensinaram a trabalhar com voluntariado, a respeitar as diferenças.Perante Deus somos todos iguais. Se pensassemos assim, amar ao próximo seria mais fácil.    

8.Qual seu público alvo?  
Todo ser que respira, que luta contra o preconceito e possa contribuir para garantir a acessibilidade  e uma sociedade inclusiva.

9.Qual seria a melhor forma de apesar de diferentes, em muitos sentidos, nos tornarmos iguais?    Informação. Esta tem o grande poder de trazer a igualdade a uma sociedade. A informação gera reflexão.E quando refletimos, lembramos que não vivemos sozinhos, que precisamos uns dos outros. A informação quebra o preconceito com a verdade. E a verdade liberta!

A previsão de lançamento do Livro A TODA VELOCIDADE  será no segundo semestre. As cidades e roteiros ainda não foram definidos. Boa Sorte Gizz e obrigado pela "exclusiva"!    

                                                

domingo, 11 de abril de 2010

PROJETO CÃO-GUIA - PARTE 1

O Projeto cão-guia de cego é pioneiro e único no Brasil. Treina cães para ser guias de deficientes visuais, visando a integração do portador de necessidades especiais, facilitando sua locomoção, estimulando sua independência e elevando sua auto-estima. O projeto é dirigido por uma organização não governamental, sem fins lucrativos.Atualmente, o projeto possui 78 cães, entre cães-guias, cães em treinamento, reprodutores e filhotes em socialização. Os filhotes nascidos são entregues aos 2 meses de idade, as famílias voluntárias que cuidam dele até 1 ano. A família deverá sair pra passear a pé, carro, ônibus, metro, em locais tranquilos e movimentados, tendo bastante contato com pessoas. Com 1 ano de idade, o cão volta ao canil do projeto, para iniciar o tratamento especial para guia, que dura de 6 a 8 meses.

Mas você sabe como agir com o cão-guia?

- O cão-guia é um trabalho e não um PET. Quanto mais ignora-lo melhor pra ele e seu dono.
- Não toque, nem acaricie quando estiver trabalhando (usando a guia)
- Não ofereça alimentos. O cão-guia tem hora certa pra comer
- Quando se dirigir a uma pessoa cega acompanhada de cão-guia, fale com ela e não com o cão


Obs1: A pessoa cega não pagará pelo cão-guia e treinamento.
Obs 2: Todos os deficientes interessados e que apresentem boas condições de mobilidade e orientação podem ter um cão-guia.

PROJETO CÃO GUIA - PARTE 2

Lei nº 2966, 3 DE JULHO DE 2002

- O portador de deficiência visual tem o direito de ingressar e permanecer, acompanhado de seu cão-guia, em qualquer lugar público ou privado, meio de transporte, estabelecimento comercial, de serviços ou de saúde. Para tanto, o usuário do cão guia deve portar:

1. Carteira de identificação do cão-guia
2. Carteira de vacinação atualizada

- Considera-se discriminação qualquer tentativa de impedir ou dificultar esse direito, acarretando multa ou interdição.

- Nos locais públicos ou privados, deverá ser assegurado o acesso, quanto ao uso da entrada, elevador principal ou de serviço
                                                   

Animais deficientes...

Animais deficientes podem ser aceitos e tratados, como qualquer outro animal. Porém, grande parte da população acredita que esses bichinhos devem ser sacrificados pelo simples fato de possuírem alguma deficiência. É importante ressaltar que grande parte dos animais que tornam-se deficientes provem de rinhas (onde chegam dilacerados, muitas vezes sem pata, olho e etc, quando não morrem) e  parte de acidentes como atropelamento, brigas por território ou algum tipo de doença que necessita de amputação. Em uma sociedade que persegue a perfeição a qualquer custo, o preconceito contra quem difere dos padrões torna-se cada vez mais acirrado. Essa discriminação não se faz presente somente com relação as pessoas - existe também quando trata-se de um animal de estimação. Esses animais são extraordinários pois superam a doença, o abandono, enfrentam a face da morte e vencem. É incrível, eles simplesmente se adaptam, como nós e arrumam um jeitinho de fazer o que foi dito não ser possível. O Dono não vai ser uma babá, vai ser dono como sempre foi. Só no pós-operatório que o animal precisará de cuidados especiais. Em qualquer circunstância (doença) nunva vi um cão/gato dizer: Tá na hora do meu antibiótico.Com licensa visitas, preciso tomar! Quando se compra um animal, como qualquer coisa, vem sempre uma malinha de coisas boas e não tão boas. Você deve está consciente que ele pode não ter problemas, problemas médios e graves. Antes de comprar por impulso ou porque achou bonitinho (filhote), informe-se sobre a raça e observe se é adequado ao seu estilo de vida. Outra coisa importante é que já existem espécies de cadeiras de rodas para cães, facilitando a vida destes, que antes se arrastavam e na Alemanha, já é feito sob encomenda, próteses para animais amputados. A pergunta que não quer calar: Você compra, cuida, conversa divide momentos e só porque ele não é igual a um padrão, jogas fora? Que tipo de amor é o teu?

       Beijos protéticos :****

Decepção mata SIM!

É notório, que todos os dias, cada um de nós, passamos por experiências diversas (alegria, tristeza, medo, angústia). Um ou vários sentimentos são instântaneamente associados a estas, mesmo de forma inconsciente.Eu, por exemplo, fiz toda minha quimioterapia nas veias das mãos, as medicações era fortes,enrijeciam a veia, causando dor. Hoje, se eu pensar no que acabei de relatar, minhas mãos doem (como estão doendo agora). Além disso, não permito ninguém administrar soro ou medicações por essas veias. Assim como eu, alguns de vocês devem ter  lembranças desagradáveis. Agora, eu pergunto: porque é tão dificil respeitar as dificuldades alheias? Muitas vezes, nem sabemos das dores, cicatrizes e feridas abertas dos que no cercam. E começamos um discurso politicamente correto, pra quem escuta totalmente incorreto, mexendo em algo que nem nós mesmo conseguimos lidar com facilidade. Quando era criança tinha duas  brincadeiras preferidas: procura petróleo no quintal e a lâmpada do gênio (como eu via nos desenhos animados). Passava horas esburacando o chão!Eu nunca encontrei a lâmpada do gênio, mas se a tivesse em mãos hoje, só precisaria de um pedido. Todo vez que você fosse tentar ou conversar com alguém, que você visse o coração daquela pessoa. Observasse seus medos, fraquezas, angustias, dores, alegrias. Talvez, assim, a gente não magoasse ou fosse tão magoada/ decepcionada. Parece que, cada vez que te ferem, um pedacinho de você (ao que se refere a outra pessoa) morre! Morre um tantinho da carinho, de amizade, de respeito e no final, o que você sentirá por essa pessoa? NADA e esse é o pior dos sentimentos! Vamos ter prudência ao falar e ,principalmente, saber ouvir. E mesmo que você não concorde com a opinião do outro, saiba RESPEITAR!
                                                

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Viver a vida !

Acho que algumas pessoas não vão entender o que quero dizer com esse post, mas vamos lá. Assisto, todos os dias, a novela Viver a vida. É notório que com o acidente da Luciana (Lu), hoje, tetra, as pessoas passaram a nos notar com maior frequencia. E isso é muito bom! Além do acidente, foi mostrado como é a recuperação e a adaptação da mesma a nova vida. Assuntos importantes como inclusão e acessibilidade foram apresentados ao grande público. Maneco arrasou! Mais eu acho que falta um pouco de veracidade em muitas situações. A Lu teve médicos primorosos, enfermeiras que a auxiliam o tempo todo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional particulares, um quarto totalmente adaptado as suas necessidades ( do mobiliário a marçaneta da porta do quarto), as adaptações pra comer, maquiar, mexer no PC e etc. Não posso esquecer do centro de reabilitação (fisioterapia) que o pai mandou fazer para uma maior comodidade da mesma e por último o carro. Vocês já calcularam, mais ou menos, quanto seria de "gastos"? Gente, hoje, temos cerca de 24 milhões de deficientes. Quantos vocês acham que tiveram esse mesmo tratamento e até informações sobre o que tinha (hospital público é dureza)? Digam-me uma porcentagem? Ao meu ver, deveria ser associada a Lu, uma amiga ou algo do tipo, que mostrasse realmente como as coisas funcionam (alegrias e dificuldades). Aquela amiga Camila não é tetra hein?!E poderia ter sido melhor explorada. É legal ver uma menina linda como a Lu, com tudo do bom e melhor e com o tratamento adequado, mas precisa-se saber so outro lado. Já acompanhei pessoas deficientes "mal atendidas" pelo SUS, entrando no hospital (parte de leitos) pessoas com escaras, chorando de dor. E pra médicos e enfermeiros estava tudo em ordem. Acho que o público não deve se deleitar somente com a parte politicamente correta. Talvez, um choque de realidade fizesse até mais efeito. Outra coisa, no começo do blog sonhos da Luciana era disponibilizada mais informações que poderiam ajudar o público, hoje gira em torna do romance (que eu acho lindo). Agora mais uma critica, caso você fale algo que não vá de encontro aos interreses do mediador/ou de quem controla o blog,  seu post não é publicado. Digo por experiência própria e não ia falar nada demais. Espero que você não queiram me matar amanhã...

Beijos protéticos :****

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Enfrentando o mundo real!


Ler post passado pra entender...

Essa é a rua que enfrento pra chegar a terapia. Observe que, além da obra em si, tem um andaime na calçada, obstruindo a passagem dos pedestres.Tenho umas fotos que mostram melhor a situação da rua, pois olhando assim, não parece tão ruim como eu disse. Prometo postar em breve, meu PC está se arrastando.

Beijos protéticos :***

Boa noite galera!

E agora José? Oppssss... Camila

Nesse dia tórrido, tipico dos últimos meses em Fortal, fui à terapia. Liguei antes para o consultório a fim de confirmar o atendimento e fui informada ( a moça da recepção, que sempre esqueço o nome, já sabe que sou muletante) que a rua estava em obras.Gente, desde que freqüento à terapia, a rua está em obras, acho que não tem jeito não.Eles colocam o asfalto e pouco tempo depois tiram, essa é a brincadeira, há pelo menos uns seis meses, da galera da prefeitura. O problema é que nessa sutil brincadeira, eu não posso pegar ônibus, senão terei que andar umas dez quadras. Ai já viu o estresse do Móises. Ah!Ainda não apresentei vocês a ele. Moisés é o nome da minha prótese (quando ele se comporta). E Uruca (quando ele me deixa na mão ou melhor no chão). Então, tive que pegar um táxi. Este estava com o cinto de segurança do passageiro quebrado. Moço, pode parar. Não vou assim de jeito nenhum. Moça, não vai acontecer nada... Eu disse: me dá os números da mega-sena já que prevês o futuro. Acho que ele não gostou, mas eu prefiro não me arriscar. A contragosto, ele chamou outro táxi e lá vamos nós. Deu 7 reais, dava preu andar umas 8 vezes de ônibus. A tarifa pra estudante é 0,80 centavos e como estamos em contenção de despesas... Quando, eu dou uma olhada pra calçada do consultório... Jesus! Toda quebrada e eu tinha que entrar. Fiquei lá, pensando em várias estratégias de não me arrebentar. Sou mestre em cair. Dessa vez, o plano foi infalível e consegui entrar. Eba!!! A terapia foi ótima, só queria que durasse umas 5 horas, tinha muita coisa a dizer e analisar. Ao sair da clínica, mais problemas, enfrentar a calçada novamente e ter que atravessar a rua com o asfalto quebrado, cheia de irregularidades e reentrâncias. Ai, eu já pensei como deveria cair. Analisei a situação, pedi proteção ao santo das próteses inquebráveis e fui. Nunca me requebrei tanto pra ficar em pé, acho que o pessoal pensou que eu tava dançando um rebolation da vida. Cheguei na metade do pecurso inteira, olha como estou progredindo! Faltava a última travessia. Como eles tinham interditado parte do canteiro (também quebrado), fiquei me equilibrando na pontinha, ate que deu pra passar e cheguei sem nenhum roxo em casa. E onde está a tal acessibilidade tão falada? A primeira vez que nos deparamos coma palavra acessibilidade, pensamos naturalmente na palavra acesso. E é uma verdade! Sua aplicação, de fato, teve origem na necessidade da transposição de obstáculos que impediam ou impedem o acesso das pessoas com deficiência a lugares de uso comum e público. Mas, ao longo do tempo, o conceito de acessibilidade assumiu dimensão mais ampla.Qualquer tipo de barreira, para qualquer pessoa, mesmo sem deficiência ou limitações temporárias, passou a ser relacionada a acessibilidade.Uma mulher grávida em uma calçada esburacada, um estudante que torceu o pé e não tem como assistir aula, pois sua sala fica no segundo andar e só tem escadas, os idosos do nosso país. Observamos que a luta pela acessibilidade não é SOMENTE dos deficientes fisicos, mas de toda a sociedade. Vamos lutar pelos nossos direitos pessoal!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Autoescolas!

Vocês sabem quantas autoescolas que trabalham com carros adaptados existem em Fortaleza-Ce? Sei que a cada esquina,vejo uma pra andantes,mas pra gente somente DUAS!Eles dizem ter carros adaptados, mas quando se vai lá pra ver preço e o próprio veículo,a adaptação é somente para cadeirantes.E o resto da liga do bem? Daí,vêem com um papinho que podem mandar adaptar a sua necessidade, mas a autoescola está desprovida de capital e etc.E você,no desespero/necessidade,paga essa adaptação.A minha foi 900 reais.Agora,vamos ao preço(isso tudo de um jeito muito simpático e saltitante),como se você fosse ganhar uma passagem de ida e volta com acompanhante pelo mundo.Bom, pra você,COM DESCONTO(esse eu acho o máximo) é 1.600 reais.É o que moça?É o maximo que podemos fazer por você. Mas olhe as vantagens: Vai ser um astra, com direção, câmbio e você poderá usar o ar condicionado.Moça e se for num fusca, sem direção,câmbio e no calor mesmo?É o mesmo preço.Dancei :D!Ah!Não posso esquecer que,além desses valores, tem todas as taxas do DETRAN.Entrou, é uma taxa,respirou é outra (brincadeira gente,mas é muita taxa).Pelos cálculos da minha mãe saiu, mais ou menos, uns 2.000. Eu até entendo ser um pouco mais cara(pela adaptação),mas daí a querer ganhar o dinheiro do mês pras despesas (funcionários, luz, agua e etc) com um aluno.Mas como se tornou indispensável,minha mãe bancou.E no dia da prova, o medo de não passar,porque teria que repor mais 5 aulas, cada um a 55 reais (era o que ela podia fazer também). Mamãe não tem pé de dinheiro!Será que só tem um deficiente por estado pra essa carteira ser esse preço?Pra alguém pode ser barato,mas pra minha familia...Ninguém pode comprar mais nem "bombom". E Muito cuidado com o instrutor: ou ele dá "em cima ou te faz sentir tão burra que precisa de mais aulas. Eles ganham fixo+ comissão!Fiquem esperto.

Sonho ruim!

Minha mãe diz que quendo temos um sonho ruim, devemos contar pro máximo de pessoas que pudermos.Segundo a teoria dela, é como se o pesadelo se quebrasse em vários pedaços e fossem levados ao vento, dificilmente voltando os pedaços a se juntarem.Vocês já sabem que preciso tomar remédio pra dormir,normalmente não lembro de nada, capoto e só no outro dia. Mas o dessa noite lembrei... Sonhei que o meu câncer voltava, mas de uma forma irreversível.Dessa vez, acometia um osso e as vísceras.Me vi fazendo quimioterapia e todos aqueles procedimentos que não são muito agradáveis.Faço controle periodicamente e de forma rigorosa (oncologista e ortopedista), mas dá uma balançadinha. Quem tem câncer uma vez, sempre vai ter a possibilidade de ter de novo. Você nunca vai saber se todas as células neoplásicas foram destruídas. Mas eu vou ficar muito bem, porque eu sou uma sobrevivente :D Desculpa o desabafo pessoal!Mas é que pra mim, vocês já são meus amigos.Pelo menos esse post foi pequeno né?

Beijos protéticos :***

terça-feira, 6 de abril de 2010

Camila, ao confessionário...

Oi Bial! Camila, em quem você vota e justifique, por favor. Que coisa difícil... Ai meu Deus! Eu tenho afinidade com todos, então dessa vez eu voto em mim. Não quero ser injusta, Bial! Gente, e como eu fui injusta comigo, como sofri por nada. Aos 22 anos, tinha uma vida boa. Oww vida boa! Era uma da melhores alunas da faculdade que tanto amo, com chances de entrar direto em mestrado/doutourado, era monitora e estagiava na clínica também. Tinha muitos amigos e uma vida social ativa. Ah!Tinha um "supernamorado" (eu achava, depois conto o babado dele). E tinha muitos e muitos sonhos. Ai, um dia eu acordo e descubro que tenho câncer, que tenho que fazer quimio, que minha perna será amputada ou será colocada uma prótese. E tudo isso, em tempo recorde. E o pior, tive que segurar a barra da minha família, principalmente da minha mãe (minha fiel escudeira), pois meu pai faleceu de câncer na traquéia devido ao TABAGISMO. A minha sorte é que 99% do tempo, tinha certeza absoluta que eu ia ficar bem, sarar mesmo. O 1% (medo batia), eu me trancava no quarto dizendo que tava cansada ou qualquer desculpa e chorava baixinho pra ninguém notar, nem ficar triste. Na cirugia, decidiram pela prótese. Eu fiquei radiante e coloquei na cabeça que, com ela, minha vida seria igual, que manteria o mesmo ritmo na boa. Mas isso não aconteceu, TUDO mudou e a revolta começou a bater. Eu não reconhecia essa "nova vida", queria a outra. Não admitia que tinha limitações, que era deficiente.Pra mim, meus sonhos tinha morrido e na verdade, eles só mudaram de forma e cor. Pensei até em quebrar a prótese! Isso dificultou demais a minha evolução. Até que um dia, resolvi procurar uma psicóloga (nem eu me aguentava mais). Peguei o livro do plano de saúde e disse: o primeiro nome que eu ver, vai ser esse/essa (notaram a minha boa vontade,né?). O nome da pessoa Telma. Dai, eu fui e amei. Fui dando prosseguimento ao tratamento e tirando as nóias da cabeça. Em um outro belo dia, o ônibus cheio e uma menina de uns 15 anos sentado em cadeira preferencial, dai eu pedi pra sentar. E como aborrecente é atrevido, disse: Porque vou levantar pra você? E eu disse: porque eu sou DEFICIENTE FISICO. E eu me senti bem com isso! Eu me assumi com toda a bagagem de um deficiente. Sei que todos somos diferentes (até em reações), mas aconselharia um acompanhamento psicológico, principalmente pra quem acabou de sofrer algum tipo de problema que levou a deficiência ou a quem quiser. Terapia é do caramba! Eu faço...

Coquetel!

E está chegando a hora de dormir... Toma banho, coloca o pijama (isso é mentira, não uso pijama), deita, escuta uma musiquinha pra relaxar e... acho que estou esquecendo alguma coisa. Deixa eu pensar... Lembrei! Tenho um coquetel de remédios pra tomar. Não é nada relacionada ao câncer, será que eu conto? E se vocês não quiserem ser mais meus amigos? Gente, eu sou BIPOLAR. Vocês sabem o que é isso? É uma doença caracterizada por episódios repetidos ou alternados de euforia e depressão. Na fase eufórica (que é a que acho que estou), o indivíduo é tomado de grande entusiasmo, fala muito (isso não é sintoma pra mim, pois eu falo muito SEMPRE), tem muitas idéias ao mesmo tempo (o psiquiatra diz que é ruim, mas eu acho ótimo. Nesse periodo sempre tenho as minhas melhores idéias). Na fase depressiva, o individuo fica triste, abatido, quieto, dorme bastante (eu durmo direto) e não tem interesse por nada. Não fujam, calma! Isso é totalmente controlável. Sou acompanhada por uma psicóloga excelente (Telma) e um super psiquiatra (Alexandre). Tomo um remédio pra dormir e um outro pra manter o meu humor constante. E vivo normalmente :D Fico chateada com a irresponsabilidade de muitos sites que falam sobre a doença sem o menor conhecimento da causa. Teve um deles que disse que na fase eufórica, as pessoas chegavam a se prostituir, que o individuo perde a noção a nivel social e paga o maior mico e isso não é verdade! Eu conversei com meu psiquiatra. Ele disse que isso nunca viu esse sintoma, dentro dos inúmeros anos de formado e incontáveis pacientes que ele tem. As pessoas são naturalmente desinformadas. Já levei tanto nome de doida, que quando falam doida, eu respondo. Acredite se quiser... E quando a mãe das minhas "amigas" sabem que eu vou ao psiquiatra e psicológo... Problema a vista! Quando eu ligo pra jogar conversa fora, coisa de menina mesmo: ela saiu, tá dormindo, estudando, banho. A do banho é cômica! Tem mãe que toda vez que eu ligo/ligava a menina tava no banho. De tanto falar em banho, agora eu vou tomar o meu e ter uma linda noite de sono. Boa noite galera!

Beijos protéticos :***

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Essa sou eu!

Quem sou eu? Tchan Tchan Tchan... Estou sem óculos escuro. Bom, postei pra vocês terem um rosto, uma referência visual de quem sou.. Mudei um pouco por conta da saúde (tive que perder 10kg pra aliviar a protese) e cortei cabelo e fiz outras coisas porque adoro me arrumar mesmo. Essa é minha amiga de infância Alyne Ferreira. Morávamos depois de onde judas perdeu as botas, pra vocês terem idéia somente nós duas tinhamos um sapato de piveta cuja marca era Bical. A cidade era evoluida e não chegava esses artigos de luxo(kkkkk).Carne, só tinha uma vez na semana, quem comprou, comeria, quem não comprou, ficava chupando dedo. E tinha que chegar tão cedo quanto chegamos pra pegar fila em hospital público!Êta vida veia BOA :D

Vou migrar de muletante a cadeirante!

Estou no último semestre (internato) da faculdade de Veterinária. Devido a minha deficiência não consigo passar muito tempo em pé, pois sinto dores, tenho distensões e etc. Segundo uma lei retrógrada e que em nenhum momento leva em consideração pessoas com limitações (detalhe: não será reformulada e é defendida com unhas e dentes por um clã superior (coordenadora de estágio e mais alguns bobos), o aluno deverá dar 8h/dia por 4 meses na especialidade que o mesmo escolheu. Se eu ficar de pé, "correndo de um lado pro outro" por 8h, tenho certeza que em uns 3 dias, terei uma distensão que me deixará uns 15 dias sem andar, tomando codeína, fazendo compressas, massagens pra passar a dor e detalhe sem mexer a perna. Diante disse fui a coordenação expor minha situação. A coordenadora, muito solicita, disse que eu tinha que fazer as 8h. Ela ainda tentou diminuir uma hora de lá, puxar uma de cá, mas no fim não daria pra fechar o semestre. Citei a redução de carga horária (e ao ser falada foi ate motivo de chacota discreta).Gente, todas as leis que eu citava relacionado aos nossos direitos, a faculdade não podia, não era assim e etc. Então, foi proposto a utilização de cadeira de rodas por mim durante as benditas horas.Como estou no zero pra entrar na justiça e o internato já começa dia 26, só me resta abandonar minha muleta (depois posto uma foto dela, ela ta sentindo-se trocada) e embarcar na cadeira. Como tudo tem SEMPRE um lado bom, vai ser legal sentir essa interação com o cliente na clinica. Já sei que vou ver cada cara... Mostrar que a gente produz, assim como eles e promover uma campanha de conscientização dos proprietários. Ah!Esqueci de dizer uma coisa: cuido de cães e gatos. Tem coisa melhor :DDDD
Essa não é a minha. Ale (já sentiu a intimidade né) me dá uma força, uns toques pra comprar uma bacana e que não custe tanto. Qualquer outra pessoa também pode me ajuda tá!

Beijos protéticos :****

domingo, 4 de abril de 2010

Será que terei um emprego?

A lei de cotas para deficientes físicos passou a vigorar em 1991, porém só em 2000 iniciou-se a fiscalização (nem precisa dizer o que aconteceu ou melhor,o que não aconteceu nesse período). A cota funciona assim: empresas até 200 funcionários - 2% deficientes, de 201 a 500 - 3%, 501 a 1.000 - 4% e de 1.001 em diante - 5%. O sistema de cotas possu um aspecto interessante: A empresa somente pode dispensar um empregado inserido no sistema de cotas se ocorrer a contratação de um substituto em condições semelhantes. Porém, muitas empresas tem dificuldade em contratar profissionais especializados com deficiência ou até mesmo com o mínimo de preparação para as vagas disponíveis. Algumas empresas usam a dificuldade de encontrar esses profissionais como argumento para não seguir a lei. Pura pilantragem!
Existem alguns deficientes que não conseguem empregos dignos por falta de capacitação profissional. A maioria destes, enfrentam obstáculos diariamente como preconceito, dificuldade de acesso pelo transporte público ou via pública, impedindo que se especializem e se preparem para o mercado de trabalho.
Bom, no que se refere ao meu caso, estou no último semestre de Medicina Veterinária. Se permitirem que eu me forme (depois explico detalhadamente a vocês), serei lançado aos leões. E ai? Dá um frio na barriga, ate porque, sou a única deficiente (se tiverem mais, por favor apareçam). Será que as clinicas vão me receber, acreditar no meu trabalho e me contratarem? Quer saber, eu sou uma quase profissional em rápido crescimento, quem não me quiser vai perder uma excelente veterinária :DDD
Beijos protéticos!

sábado, 3 de abril de 2010

Prometi, taí!

Fazendo eletroestimulação com a Tia Patricia ou a minha Pocotó mesmo :DD
Esse babado ajuda MUITO!
Larissa, se o nome tiver errado me corrige ta?!

Topic com elevador para cadeirantes - olha o absurdo!

Gente, estou descobrindo tantas coisas que não consigo parar de escrever. Como disse em algum post, fui ao advogado de topic 03 (em alguns lugares são chamadas vans) . Quando subi deparei-me com um elevador pra cadeirantes. Fiquei exultante de alegria. Um passo a mais né! Já que os ônibus não dão conta. Daí, fiz a maior festa na topic. Parabenizei, expliquei a importância daquele elevador pra gente.O motorista fala com desdém: moça, isso ai é só enfeite. Mandei botar, mas não sei usar. Além disso, não paro pra deficiente subir (ele notou que eu era e tentou consertar). Não assim como a senhora que é pouco deficiente, mas para um cadeirante subir e se ajeitar no canto dele, leva uns dez minutos. Olha o tanto de passageiros que já perdi. E se a topic tiver cheia o pessoal vai é usar o canto onde ele era pra ficar e não tem perigo deles saírem. Essa estoria me fez um mal tão grande, senti uma dor tão intensa. Mais deficiente x Menos deficiente, toda a estoria do elevador ser enrolação e o que mais me doeu/chocou foi os ditos "normais" não respeitarem o nosso espaço. Tentei argumentar, mostrar as dificuldades que a gente passa, mas não adiantou... Ele só quer dinheiro! Gente o que é isso? Alguem pode me explicar? Não falo nem com relação aos nossos direitos, mas onde ficam o amor, a generosidade, os bons sentimentos? As vezes, acho que eu sou uma ET, louca ou algo do gênero, pois não consigo ver isso e não sentir nada :(

Beijos protéticos :***

Boas noticias :DDDD

Gente, consegui tirar a carteira de motorista. Já chegou na minha casa e a foto ta horrível. Iuuuuuuuuuupi! Vale ressaltar que carros para deficientes são isentos de IPI, ICMS, IOF. Caso o deficiente seja o condutor, além dos impostos supracitados, tem isenção do IPVA. Caso o deficiente seja não condutor, tera a isenção do IPI. Essas isenções são conseguidas na Receita Federal e na Secretaria da Fazenda. Pessoal, é um desconto que vale a pena. Além disso, é um direito SEU!
O meu possante é um espetáculo, mas só chega daqui uns dois meses. Só a ansiedade batendo na porta. Não vou contar qual é o carro, cor e etc. A única coisa que posso revelar é que é adaptado. Freio e acelerador são nas mãos e como é automático, não tem embreagem.

Beijos protéticos :****

Jeito protético de ser !

Hoje tenho algumas limitações, mas dá um jeitinho de conviver melhor ou achar uma alternativa de enganar a minha protese é o máximo! Ao meu ver, minha maior conquista ate hoje, é levantar do chão sozinha. É isso mesmo, sentar e levantar sozinho do chão. Bobagem? Pra mim, foi como alcançar o sétimo céu!  Todo mundo dizia que não ia conseguir e eu lá fazendo minhas "experiências". Muitas vezes, tive que me arrastar no chão pra arrumar um local fixo e plano pra levantar, porque eu não tinha conseguido. Mas de tanto tentar e alguns dizem, depois de muita teimosia, CONSEGUI! Pra quem ver e até pra mim, é bem estranho, mas eu levanto e isso já valeu. Também já consigo andar na areia da praia sozinha (não tinha equilibrio), dançar, saber o exato momento em que minha perna deve está em flexão e extensão. Ah!Não posso esquecer arrumei um jeito de pular, mas é segredo tá?! O proximo passo é correr e fazer musculação (que eu amo), apesar de ser quase impossivel, tem o quase ali pra me da ESPERANÇA!

Aconteceu ....

Vocês não devem ter entendido o nome do blog. Também, ontem, estava tão atarefada que não deu. Desculpem! Aos 22 anos tive um câncer no fêmur da perna direita (osteossarcoma). Um tumor maligno e altamente agressivo. Tive que fazer 8 ciclos de quimioterapia e uma cirugia para inserção de uma endoprótese associada a retirada de grande parte dos músculos da perna. Depois disso, era torcer pro câncer ter ido embora e fisioterapia, MUITA fisioterapia. No começo, só conseguia mexer os dedos do pé. Depois ganhei uma forcinha na perna, passei a fazer outros movimentos. Pra ganhar esses movimentos foi complicado, pois sentia dor. Muitas vezes, fazia xixi na calça.Como isso vinha acontecendo com frequência, colocava um absorvente antes das sessões. Passei então a ficar em pé com a ajuda de um andador. E fui reaprendendo a andar. Chegou a hora de largar o andador e ficar em pé sozinha....Ai meu Deus! NÃOOOO  foi a primeira resposta. Tinha medo,  me sentia segura no andador, mas tinha que evoluir. Quando soltei o andador, não tinha equilibrio pra ficar em pé. Precisava segurar na mãos da minha fisio (Tia Patinha ou Pocotó). Lembro dela me ensinando a andar: primeiro o calcanhar, depois a planta do pé e no final toca os dedos no chão. Essa cena se repetiu por muito tempo, até que um dia, dei uns 10 passos SOZINHA. Gente, foi o auge pra mim e pra minha familia que sempre acompanhava as sessões. Depois disso, eu e minha inseparável fisio e amiga, progredimos mais e mais...
Antes que ela me mate, o nome da fisio é Patricia Matias. Os de cima eram apelidos carinhosos. Depois coloco foto das sessões.
Beijos protéticos!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Vitória!

Oie pessoal!
Estou muito feliz agora. Depois de muitas horas tentando, consegui fazer esse santo blog. Sou péssima nessas coisas, mas sei pelo menos, o basicão né? Tá bom, prometo aprender mais um pouquinho : ) Agora tenho que ir ao advogado, coisas quentíssimas acontecendo. Depois, ponho vocês a par de tudo!

Beijos protéticos :****